quinta-feira, 17 de maio de 2012

Avaliação Inicial – Matemática Sugestões de atividades


1º ano
Números e operações:
1- utilizar material concreto para realizar contagem  de 0 a 20;
2- Através de jogos orais levar o aluno a completar seguências numéricas a partir de critérios pré-estabelecidos, obedecendo a uma ordenação já iniciada;
3- através de problemas matemáticos simples, levar o aluno a realizar o cálculo mental (raciocínio lógico) para encontrar possíveis respostas;
4- utilizar material concreto para realizar as ações de juntar e acrescentar (adição) e ações de retirar e comparar (subtração);
5- apresentar numerais de 1 e 2 algarismos para que o aluno faça a leitura oral.

Medidas e grandezas
1- através de conversa informal e de apresentação de material concreto levar o aluno a expressar o conhecimento do cotidiano sobre medidas e grandezas (atividades de ligar, pintar,  marcar instrumentos de medidas); Ver atividade com instrumentos de pesar e medir o comprimento e a capacidade.
2- apresentar ao aluno calendário ou folinha; levantar questões sobre o que ele contém, o que ele representa; montar agrupamentos de dias para formar semanas.

Espaço e forma
1- Aplicar atividades lúdicas como procurar objetos ou pessoas seguindo orientações do professor ou do colega utilizando pistas como antes, depois, direita, esquerda, atrás, em frente, etc.;

Tratamento da informação
1- Observar se o aluno realiza suas atividades obedecendo a um limite de tempo razoável entre o início e fim da mesma, decorrente da sua vontade;
2- observar e/ou pedir para que o aluno registre à sua maneira o que aprendeu ou gostou;
3- apresentar imagens que contenham a linguagem matemática e pedir para que o aluno a interprete.
_______________________
2º ano
Números e operações:
1- Levar o aluno a verbalizar, representar e identificar através de relato, símbolos, desenhos, colagens, etc., as situações do cotidiano onde utilizamos os números;
2- apresentar atividades que permitam ao aluno demonstrar seu conhecimento sobre unidades e dezenas, tanto de forma oral quanto de forma escrita.

Tratamento da operação:
1- pedir que o aluno crie legenda para identificar a passagem do tempo e traçar plantas de ambiente e caminhos;
2- solicitar a leitura e interpretação de gráficos, calendário, cartaz de freqüência, gravuras feitas com tangram e figuras geométricas; Ver desenhos formados por figuras geométricas.
3- pedir que o aluno expresse o que entendeu sobre um determinado assunto utilizando listas e tabelas.
_________________________________
3º ano
Medidas e grandezas
1- apresentar objetos mensuráveis concretos ou gravuras desses objetos para que o aluno faça a comparação por meio de estimativa ou utilizando instrumentos de medidas convencionais (régua, balança, litro);
2- a partir da utilização de relógio e calendário propor situações problemas.

Espaço e forma
1- utilizar malha quadriculada para representar a posição de uma pessoa ou objeto a partir de pontos de referência ou aplicar atividades lúdicas avaliando o aluno através da observação;
2- montar e desmontar figuras geométricas e identificando características, semelhanças e diferenças;
    Ver atividade com dobradura e recorte de figuras geométricas.

Tratamento da informação:
1- propor atividades que contenham gráficos de barras e colunas para que o aluno responda questões referentes a tudo o que pode ser observado nos gráficas;
2- pedir que o aluno elabore  questões contidas em gráficos a partir de suas próprias observações.
_____________________________  Ver PCN 1ª a 4ª série – 59.
4º ano
 Números e operações
1- propor atividades que contenham números com 1, 2 e 3 algarismos e que permitam trabalhar com composição, decomposição e com a valor posicional (material concreto e jogos podem auxiliar nessas atividades); Ver atividade dos círculos da sorte.
2- utilizar material concreto, fração em material emborrachado, desenhos de frações, para elaborar questões relacionadas à compreensão do significado de frações.

Medidas e grandezas
1- nas questões relacionadas ao tempo, a utilização do relógio com ponteiro móvel ou desenhado, assim como o calendário são recursos que permitem uma avaliação mais precisa, principalmente na avaliação inicial;

Espaço e forma
1- montar figuras geométrica tridimensionais, observar suas características, compará-las e diferenciá-las quanto a sua planicidade (figuras planas e sólidos geométricos) e quanto à sua forma  (poliedros −prisma e pirâmide−  e corpos redondos). Ver xérox sobre PCN 1ª a 4ª série – 61 e atividade com triângulos.
_____________________________
5º ano
Obs.: As atividades sugeridas anteriormente contemplam grande parte dos indicadores dessa fase do processo de aprendizagem.
ATIVIDADES
Círculos da sorte ( adição, subtração, multiplicação ou valor posicional)

Material: 20 círculos de cartolina, papel cartão ou papelão.
Como jogar:  
- 2 ou 4 participantes;
- os alunos recortam 20 círculos e os numeram de 1 a 10, duas vezes;
- para joga,r os círculos serão virados com os numerais para baixo;
-cada jogador vira dois círculos e efetua o fato que foi combinado anteriormente ou fala o número formado pelos algarismos na ordem em que foram virados;
-se acertar, fica com os dois círculos. Se errar, coloca os círculos sobre a carteira;
- o jogo termina quando os círculos acabarem;
- será vencedor o aluno que conseguir ficar com mais círculos.

Obs.: a depender  do nível de aprendizagem dos alunos, poderão ser retirados três ou mais círculos quando o combinado for acertar o valor posicional.
_____________________________________________
Desenhos com figuras geométricas

Nenhum comentário:

Postar um comentário