segunda-feira, 30 de abril de 2012

Plano de curso 5º ano - Matemática


JUSTIFICATIVA:

Matemática é a ciência do raciocínio lógico e abstrato, da resolução de problemas, que estuda quantidade e formas. É uma ciência que relaciona o entendimento coerente e pensativo com situações práticas habituais. A matemática é para todos e não somente para alguns.

OBJETIVO GERAL:

Formar um individuo confiante em sua capacidade de compreender e utilizar a linguagem própria da matemática: resolver problemas matemáticos do seu cotidiano: fazer relações, estimar, refletir sobre o seu próprio pensamento: estimular e calcular usando outros recursos além dos algarismos: interpretar e resolver problemas;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 I unidade:
Rever os conceitos referentes ao sistema de numeração decimal.conhecer as ordens de grandezas: interpretar os dados presentes em uma cena ilustrada: utilizar estratégias próprias de resolução de problemas: buscar um padrão numérico para resolver uma situação problema: ler e compreender dados apresentados em gráficos: retornar os conhecimentos prévios de operações matemáticas pra a resolução de uma situação problema envolvendo as quatro operações.

II unidade:
Reconhecer um numero natural como múltiplo ou divisor de outro numero: resolver problemas que envolvam as noções de múltiplo ou divisor de outro numero: resolver problemas que envolvam as noções de múltiplos e divisores: utilizar critérios de divisibilidade, assim facilitando alguns cálculos: compreender e encontrar o maior divisor comum e o menor múltiplo comum e usar essas teoria para resolução de problemas. Conceituar números primos e decompor um numero natural em fatores primos: definir e reconhecer um polígono e conseguir classificá-lo: possa localizar pontos por meio de coordenadas cartesianas: ler e interpretar dados numéricos em textos: utilizar números racionais na forma fracionaria: em situações do cotidiano: efetuar as operações com números racionais na forma fracionaria: identificar frações equivalentes: explorar situações problemas que envolvem a noção de porcentagem.

III unidade:
Ler, escrever e representar na forma decimal, associando a medidas: identificar  uso de números na forma decimal em situações do dia- a – dia: Associara números na forma fracionaria e na forma decimal; ler, interpretar e resolver situações problemas que envolvam as operações com numeros na forma decimal, calcular porcentagens expresssas na forma decimal: analisar e resolver problemas que usam dados representados em gráficos de linhas: compreender a relação entre diferentes unidades de medidas: resolver problemas que envolvam unidades de medidas e transformações. Calcular perímetro.

IV Unidade:
Desenvolver a idéia de paralelismo; identificar segmentos de reta, ângulos e seus elementos; compreender as idéias de reta e semi- reta, classificar e medir ângulos. Trabalhar com compasso: rever polígonos; resolver problemas por meio de probabilidade; entender o funcionamento do código de barras; compreender e identificar o significado de um centímetro, quadrado: Associara quilômetros quadrados e grandes áreas: resolver problemas que envolvam as medidas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

I unidade:
Os números naturais;
A humanidade cria símbolos e regras;
A numeração egípcia;
A numeração dos maias;
A numeração dos Romanos;
A numeração dos Hindus;
Os números naturais;
Sistema de numeração decimal;
Novas ordens e uma nova regra;
Fazendo arredondamento;
Operações com números naturais;
Situação de adição - Propriedade da adição;
Situação de subtração;
Expressões Numéricas; envolvendo adição e subtração;
Usando uma calculadora;
Resolvendo problemas;
Situação de multiplicação – Fazendo combinações multiplicando um número por 10, por 100 e por 1000;
Expressões numéricas;
Resolvendo problemas; situação de divisão;
Multiplicação e divisão com calculadora;
Resolvendo problemas com as quatro operações
II Unidade:
.
Tópicos da geometria;
Sólidos geométricos;
Faces, arestas e vértices;
Figuras geométricas planas;
Segmento de reta;
Polígonos;
Estudando linhas;
Triângulos;
Quadriláteros;
Figuras circulares ( circunferência e circulo);
Ângulo reto;
Números e medidas;
Medindo comprimentos;
O sistema métrico decimal;
Medindo capacidade;
Medindo a massa de um corpo;
Medindo superfície;
Medindo o volume de um solido;

III unidade:
Divisores e múltiplos de um número natural;
Quando um número natural é divisível por outro;
Divisores de um número natural;
Números primos;
Decomposição de um número natural em fatores primos;
Múltiplos de um número natural;
Mínimo múltiplo comum;
Frações- A idéia de frações;
Frações que representam parte de uma figura;
Numerador e denominador: Os termos da fração;
Usando frações em outras situações;
Leitura de uma fração;
Determinando uma fração que representa parte de uma quantidade;
Conhecendo mais sobre frações;
Comparando frações com o inteiro;
Números mistos;
Frações equivalentes;
Simplificando uma fração;

IV unidade:
A representação decimal;
Décimos;
Centésimo;
Milésimo;
Representação decimal de números maiores que um inteiro;
Novas ordens no sistema de numeração decimal;
Comparando números escritos na forma decimal;
Situações de adição e subtração;
Multiplicando um numero natural por um numero decimal;
Multiplicando por 10, por 100 e por 1000;
Os números decimais e as porcentagens;
Divisão: quando o quociente é um numero decimal;
Dividindo por 10, por 100 e por 1000;
Os números decimais e as medidas;
Usando a calculadora;

Procedimento:


Aulas expositivas, propiciando discussões, debates numa expectativa de uma maior participação. Discussões em grupo; Atividades individuais de fixação e treinamento. Modelagem matemática; simulação de problemas. ( desenvolvendo estratégias) Atividades individuais de fixação e treinamento.

RECURSOS:


Quadro pincel, tevê, som, DVD, cartazes, cartolinas, retroprojetor, ofícios, livros, computares.

AVALIAÇÃO:


Atividades em grupo, debates, simulados, prova global, participação ,seminário

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Giovani, José Ruy: A conquista da matemática,5º ano/José Ruy giovani, José Ruy giovanny Junior- Ed. Renovada-são Paulo FTD, 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário