segunda-feira, 30 de abril de 2012

Plano de curso 5º ano - Língua Portuguesa


JUSTIFICATIVA:

A língua Portuguesa tem como finalidade desenvolver a linguagem oral e escritas das crianças; Com uso e formas da linguagem e escrita, á pratica a leitura, a pratica de produção de textos: analises e reflexão sobre a língua.

OBJETIVO GERAL:

Incentivar o educando, através das atividades propostas de que como falante nativo tem plenas condições de levantar hipóteses sobre o significado de palavras e classes gramaticais desconhecidas através de um contexto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 I unidade:
Concluir que: um conjunto de letras forma o alfabeto, os sons são conhecidos como fonemas e distinguir vogais e consoantes;
Conceituara gráficos;
Reconhecer encontros vocálicos e suas classificações, tonicidade e silabas.
Empregar corretamente as pontuações;

II unidade:
Ser capaz de dar entonação correta as leituras através do uso correto da pontuação;
Reconhecer os artigos e ser capaz de encontrá-los dentro de um texto;
Reconhecer os substantivos e suas classificações;
Demonstrar capacidade de produzir diversos tipos de textos através das habilidades desenvolvidas;
Perceber a diferença das classes gramaticais em mau-mal

III unidade:
Constatar que o aluno é capaz de reconhecer as diversas classificações de um substantivo dentro ou fora de um contexto;
Melhorar através da escrita e da leitura as produções textuais;
Empregar corretamente as terminações osa, oza, sinho, Zinho;

IV Unidade:
Reconhecer nas palavras qual a sua classe gramatical;
Melhorar a escrita e a organização das idéias dentro de uma construção em debate nas interpretações textuais;
Melhorar a escrita relevando o seu conhecimento no emprego ortográfico;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

I unidade:
Comunicação;
Alfabeto;
Silaba: separação e classificação;
Encontros vocálicos: Ditongo, tritongo e hiato;
Encontro consonantal: dígrafo;
Silaba Tonica: Ortografia S - SS;
Sinais gráficos: ortografia X – Ch som do x;
Acentuação gráfica I;
Ortografia R – RR;
Acentuação gráfica II;

II Unidade:
Frases: Pontuação – Tipos de frases;
Sinais de pontuação
Sinônimo – Antônimo – Homônimo- Parônimo
Classes gramaticais: Artigo;
Substantivo: comum, próprio e coletivo;

III unidade:
Substantivos primitivos, derivados, simples, composto, concreto e abstrato;
Gênero do substantivo: epiceno, comum de dois, sobrecomum;
Grau do substantivo: analítico e sintético:
Numero do substantivo:
Produção textual;
Interpretação textual;
Ortografia emprego Z/S, sinhô, Zinho, osa, oza;

IV unidade:
Adjetivo;
Grau do adjetivo;
Concordância nominal: gênero e numero;
Numeral;
Pronomes Pessoais;
Pronomes Possessivos, demonstrativo, relativos, interrogativos, e indefinidos;
Verbos: tempos verbais;
Modelos de conjugação;
Verbos auxiliares;
Tempos verbais;
Advérbio: modo, tempo, negação, afirmação, intensidade;
Conjunção
Preposição
Interjeição;

Procedimentos:


Aulas expositivas;
Jogos das palavras;
Musicas;
Leituras de imagens;
Dramatizações;
Oralidade
Pesquisa de campo: linguagem regional;

Recursos:


Quadro, pincel, jornais, revistas, tevê, jogos, cadernos, microssisten, DVD, livros, cartazes;

AVALIAÇÃO:


Trabalhos;
Produção textual;
Debates;
Pesquisas;
Simulados;
Avaliação global;
Avaliação pessoal;

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Giocamozzi, Gilo: Descobrindo a gramática: nova proposta/gilio giacomazzi, gildete Valério, geonice valirio- são Paulo: FTD 2006.

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