segunda-feira, 30 de abril de 2012

Plano de curso 5° ano - História


JUSTIFICATIVA:

A noção de identidade em história é fundamental para a compreensão do meu “Eu” e a percepção do outro, integrando assim o entendimento de nossa evolução no tempo e no espaço,compreendendo que o homem é   o agente  principal da evolução da história da humanidade; 
OBJETIVO GERAL:

Despertar no educando o interesse de compreensão do avanço da ciência e da tecnologia durante o século XX, estudando os principais aspectos da vida social e política de  um tempo passado.;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 I unidade:

Discutir e despertar a hipótese, que o Brasil já era habitado muito antes da chegada dos portugueses;
Conhecer o significado do acordo feito entre Portugal e Espanha;
Conhecer as sociedades indígenas brasileira em seus principais aspectos culturais:

II unidade:

Identificaras finalidades das expedições enviadas ao Brasil;
Conhecer os fatos históricos mais importantes dos primeiros governos;
Identificar as causas que levaram os holandeses invadir o Brasil;
Discutir as idéias de liberdade dos negros do quilombo;
Destacar com clareza os principais objetivos das Entradas e Bandeiras;

 III unidade:

 Identificar as principais causas na s províncias onde aconteceu às rebeliões do período colonial;
Reconhecer a importância dos negros para a sociedade brasileira;
Valorizar a contribuição das culturas Afra, para o desenvolvimento do nosso país;

IV Unidade:

Identificar os principais fatos históricos do período monárquico, que culminou com a Proclamação da República
Estabelecer a diferenças entre os dois período Monárquico e Republicano;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

I unidade:
Nossa organização social
Um breve histórico das desigualdades sociais:
 O nascimento do estado;
A organização;
A sociedade brasileira;
A diferença social no Brasil;
Empregos privados e públicos;

II unidade:
A globalização;
O código de defesa do consumidor;
Os servidores públicos;
Um retrato do trabalho no Brasil;
Família Real no Brasil;
Brasil livre de Portugal; O Império no Brasil;

III unidade:
Revolução de 30;
A Era  Vargas 1930_1945;
A Era Populista, 1945-1964;
A Ditadura no Brasil 1964-1985
A Ditadura Militar 1964-1985
Nova República-1986;
Década de 90
Nossos Presidentes;

IV unidade:
As Regências;
As Principais forças política
Segundo Império;
Os bastidores da República;
Política Café com Leite;
As mudanças Sociais;
Coluna Prestes;

PROCEDIMENTOS:

Aulas expositivas
Trabalhos em grupos;
Seminários
Apresentação de Palestras
Simulados
Avaliação global;
Participação

RECURSOS: músicas, cartolina, cartazes, quadro pincel, livros, revistas, jornais, tevê, DVD, retroprojetor, som, tesoura e cola;


AVALIAÇÃO

Trabalho de pesquisas

Resenhas de filmes;

Apresentações de trabalhos;

Simulados

Avaliação global;

Confecções de cartazes;

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Barbosa , Rogério de Andrade. História Africana para contar e recontar- São Paulo, Editora Brasil,2001.
Bueno , Eduardo A, viagem do descobrimento do Brasil- Rio de Janeiro: Objetiva 1998.




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