segunda-feira, 30 de abril de 2012

Plano de curso 5º ano - Geografia


JUSTIFICATIVA:
A geografia como disciplina escolar, tem como objetivo contribuir para formação integral dos educados. O papel dessa área do conhecimento é refletir, compreender, observar, interpretar e saber pensar e agir dentro de seu espaço
OBJETIVO GERAL
Compreender o espaço dentro das diferentes extensões territoriais, é o  objetivo principal para o estudante dessa disciplina conhecer as diversidades de uma região.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 I unidade:

Compreender os diversos lugares e modos de vida no estado urbano e rural;
Estruturara os problemas da cidade e do campo, serviços sociais e cidadania;
Estabelecer relação entre a singularidade geográfica das regiões brasileiras:
II unidade:

Compreender a constituição da linguagem cartográfica através dos mapas em suas leitura e interpretação;
Estruturar as diversas formas de relevo:
Analisar a geografia brasileira:
Estabelecer relações entre os diversos elementos que constitui o clima;
III unidade:

Compreender as formas da terra;
Estruturar as características do planeta ao longo do tempo através dos estudos das “ ERA” :
Estabelecer a relação dos diversos movimentos da terra em relação a vida:
Compara as formas do planeta depois da Pangeia e a Pantalassa;
IV Unidade:

Compreender a constituição da atmosfera terrestre:
Estruturar os elementos formadores da dependência que os seres humanos têm em relação a hidrosfera
Identificar a formação da litosfera;
Compreender a inter-relação dos continentes com a sociedade, cultural e política de cada um:;:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

I unidade:
Lugares e modos de vida urbana e rural;
Problemas da cidade e do campo: serviço social e cidadania;
A singularidade das regiões brasileiras e suas diversas culturas;
O crescimento da população brasileira;
A singularidade das regiões brasileiras e a identidade nacional de cada um;
 População brasileira;
As atividades econômicas brasileira e a relação internacional;

 II unidade:
Estudos de mapas;
Aspectos naturais do Brasil;
Relevo
Hidrografia;
Clima
Vegetação

III unidade:
A geografia;
O ser humano e os movimentos da terra;
Acidentes geográficos física;
Atmosfera;
Litosfera;
Biosfera;

IV unidade:
O ser humano e a água;
Continentes;
América;
Europa;
Ásia;
África;
Oceania;
Antártica;

PROCEDIMENTOS:

Aulas expositivas:
 Debates:
Trabalhos:
 Aulas de vídeos:
 Dramatização:
 Seminários:
 Resumos:
 Leitura de imagens.

RECURSOS: Quadro pincel, tevê, som, DVD, cartazes, cartolinas, retroprojetor, ofícios, livros, computares.

AVALIAÇÃO: atividades em grupo, debates, simulados, prova global, participação ,seminário

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Oliveira, C.Dicionário Cartográfico, Rio de Janeiro, IBJE 1980.
Correia, Roberto Lobato e organização espacial.8. Ed, São Paulo: ática, 2007.
Cavalcante,LS. Geografia, escola e construção do conhecimento. 2 ed. Campinas: Papirus,2000.



Um comentário: