quarta-feira, 28 de março de 2012

Atividade do carnaval 5° ano

Axé
O axé é um gênero musical surgido no estado da Bahia na década de 1980, durante as manifestações populares do carnaval de Salvador, que mistura Frevo pernambucano, Forró, Maracatu, Reggae e Calipso, que é derivado do reggae.
No entanto o termo Axé Music é utilizado para designar todos os ritmos de raízes africanos ou o estilo de música de qualquer banda ou artista que provém da Bahia. Sabe-se hoje, que nem toda música baiana é Axé, pois lá há o Olodum, um ritmo da África do sul, Samba de Roda, e Pagode e produzido por algumas bandas, Calipso (Gênero musical), proveniente do Pará e Samba Reggae, uma novidade.
A palavra “axé” é uma saudação religiosa usada no candomblé e na umbanda, que significa energia positiva. Expressão corrente no circuito musical soteropolitano, ela foi anexada à palavra da língua inglesa MUSIC pelo jornalista Hagamenon Brito para formar um termo que designaria pejorativamente aquela música dançante com aspirações internacionais.
Com o impulso da mídia, o Axé Music rapidamente se espalhou pelo país todo (com a realização de carnavais fora de época, as micaretas), e fortaleceu-se como indústria, produzindo sucessos durante todo o ano.
Esse ritmo faz sucesso nos carnavais baianos principalmente na cidade de Salvador, onde grandes nomes da música baiana se apresentam nos trios elétricos acompanhando os blocos durante os dias de festa. O trio elétrico é um grande caminhão equipado com aparelhagem de som, criando uma espécie de palco ambulante onde os artistas se apresentam. Uma invenção baiana criada especificamente para o carnaval de salvador tornou-se presença garantida em outros estados que celebram o carnaval fora de época denominado micareta.
O trio elétrico surgiu em 1950, quando a dupla Dodô e Osmar se apresentaram em um velho Ford 1929, tocando instrumentos chamados guitarras elétricas em cima deste carro e com o som ampliado por alto falantes num domingo de carnaval às cinco horas da tarde. Nos dias atuais o trio elétrico é presença marcante no carnaval de Salvador.

Interpretação do Texto
1- Esse ano a escola apresenta como tema anual “Os segredos da Bahia”. O texto acima fala sobre um dos Segredos, após a leitura e discussão em sala de aula faça uma pesquisa sobre o Carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário