domingo, 22 de janeiro de 2012

Por dentro do Sócio-construtivismo

Quem foi o pai da ideia: O psicologo Belo-russo Lev Vygostsky ( 1896-1931)

O que ele diz: ele foca a interação. Segundo Vygostsky, todo aprendizado é necessariamente mediado. E isso torna o papel do ensino e do professor mais ativo do que o previsto por Piaget. 0 aprendizado não se subordina ao desenvolvimento das estruturas intelectuais da criança, mas um se alimenta do outro, provocando saltos qualitativos de conhecimento. O ensino deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho. É a isso que se refere um de seus principais conceitos, o de " Zona de desenvolvimento Proximal", que seria a distância entre o desenvolvimento real da criança e aquilo que ela tem potencial de aprender, ou entre " o ser e o tornar-se"!

Onde esta o foco: na interação. É na relação aluno-professor e aluno-aluno que se produz conhecimento.

Qual o papel do professor: ele atua como mediador entre o aluno, os conhecimentos que este possui e o mundo.

Como se aprende: Observando o meio, entrando em contato com o que já foi descoberto e organizado o conhecimento junto com outros (professor e turma)

Como se introduz um novo conceito: Se as crianças vão aprender sobre doenças, por exemplo, primeiro o professor as coloca diante de problemas para que os resolvam com o que já sabem e mostra a elas a necessidade de novos saberes, que terão de encontrar de diferentes formas. Então, ele as auxilia nesse processo de busca de novos conhecimentos.

Quais são os reflexos na sala de aula: há mais colaboração e trabalhos em grupo. Parte-se do conhecimento cotidiano para se chegar a produção de conhecimento. O professor propõe tarefas que desafiam os alunos. erros são considerados parte do aprendizado- eles mostram ao professor como o aluno esta relacionando. os conteúdos são apresentados por temas: aprende-se sobre escravidão, por exemplo, investigando como ela se deu em vários periodos, e não necessariamente pela ordem cronológica. utilizam-se, para isso, muitos materiais: reportagens, filmes, etc.

Que tipo de indivíduos espera-se formar: pessoas cooperativas, que tenham compromisso com o mundo e com o outro, que saibam tanto expor suas ideias quanto ouvir. Gente que não necessariamente terá um conhecimento enciclopédico, mas que saberá como procurar as informações que lhe fazem falta.

Texto de Carolina Tarrío

Nenhum comentário:

Postar um comentário